ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» LIÇÃO 10 - O GOVERNO DO ANTICRISTO
LIÇÃO 05 - AS BÊNÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE À IGREJA EmptyTer maio 29, 2012 5:14 am por Ismael

» LIÇÃO 05 - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO
LIÇÃO 05 - AS BÊNÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE À IGREJA EmptyQua Abr 25, 2012 9:49 pm por Ismael

» LIÇÃO 04 - ESMIRNA, A IGREJA CONFESSANTE E MÁRTIR
LIÇÃO 05 - AS BÊNÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE À IGREJA EmptySeg Abr 16, 2012 10:41 am por Ismael

» LIÇÃO 03 - ÉFESO, A IGREJA DO AMOR ESQUECIDO
LIÇÃO 05 - AS BÊNÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE À IGREJA EmptyQua Abr 11, 2012 7:24 am por Ismael

» LIÇÃO 02 - A VISÃO DO CRISTO GLORIFICADO
LIÇÃO 05 - AS BÊNÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE À IGREJA EmptySeg Abr 02, 2012 10:11 pm por Ismael

» LIÇÃO 13 - A FORMOSA JERUSALÉM
LIÇÃO 05 - AS BÊNÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE À IGREJA EmptyTer Mar 27, 2012 8:00 am por Ismael

» LIÇÃO 12 - O JUÍZO FINAL
LIÇÃO 05 - AS BÊNÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE À IGREJA EmptyTer Mar 27, 2012 7:59 am por Ismael

» LIÇÃO 11 - O EVANGELHO DO REINO NO IMPÉRIO DO MAL
LIÇÃO 05 - AS BÊNÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE À IGREJA EmptyTer Mar 27, 2012 7:58 am por Ismael

» LIÇÃO 09 - LAODICEIA, UMA IGREJA MORNA
LIÇÃO 05 - AS BÊNÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE À IGREJA EmptyTer Mar 27, 2012 7:55 am por Ismael

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Parceiros
Fórum grátis

LIÇÃO 05 - AS BÊNÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE À IGREJA

Ir para baixo

LIÇÃO 05 - AS BÊNÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE À IGREJA Empty Re: LIÇÃO 05 - AS BÊNÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE À IGREJA

Mensagem por Ismael Qui Jan 26, 2012 5:27 pm

Comentário sobre o tópico I - Abraão e o aspecto pessoal da bênção. 1. O alcance individual das bênçãos
A paz do Senhor amados professores e alunos da EBD.

Na lição do próximo domingo estaremos estudando um assunto pouco discernido por muitos cristãos, saber quais promessas bíblica estão ao nosso alcance. Isso é tão importante que esse conhecimento pode evitar muitos erros de mensagens ou ensinamentos pelos pregadores e mestres das nossas Igrejas. Mais importante do que conhecer as bênçãos destinadas à Igreja atual é viver as promessas, as bênçãos de Deus para nós.

Você pode me perguntar, por que há muitas bênçãos que são individualizadas, ou seja, destinada a uma pessoa específica e estão escritas na Bíblia? Para que me servem se elas já foram destinadas para uma pessoa e já se cumpriram? Por que esses registros fazem parte das Escrituras Sagradas?

Para responder a essas perguntas, temos que nos desprender um pouco do foco "promessas e bênçãos", e analisarmos o contexto em que as pessoas detentoras de certas promessas estavam inseridas, o comportamento delas diante de Deus, a reação delas com a bênção recebida, tudo isso nos serve como exemplo, pois nada impede que, hoje, Deus faça promessas de bênçãos individualizadas.

Um belíssimo exemplo para ser analisado é o de Abraão, pois o patriarca não saiu de Ur dos Caldeus para viver uma vida de muitas riquezas, Deus não fez essa promessa. O Plano de Deus era muito maior do que prata e ouro, as riquezas materiais eram tão insignificantes diante do Projeto de Deus que nem valiam a pena serem mencionadas. A prosperidade material veio através de um comportamento obediente de Abraão à voz de Deus. Que coisa maravilhosa! Nem sempre Deus revela tudo o que Ele vai fazer em nossa vida, há sempre boas surpresas aguardando os servos do Senhor que andam em temor e obediência à sua Palavra. Os bens materiais ocupam um lugar secundário nos planos de Deus, em primeiro lugar está a salvação, "Em ti serão bendita todas as famílias da terra" (Gn 12.3). Se Abraão não tivesse obedecido fielmente a Deus, talvez não teria ele desfrutado de tanta riqueza material. Isso nos traz uma reflexão importante, devemos estar preocupados em estar sempre no centro da vontade diretiva de Deus, e se o Senhor quiser, nos permitirá desfrutar das riquezas materiais tanto quanto das riquezas espirituais.


Outro exemplo é o de Salomão, quando pediu para Deus sabedoria para governar bem o povo, isso agradou tanto a Deus (pois em primeiro plano estava o povo, a nação) que Salomão acabou recebendo (secundariamente) a promessa de riquezas. "Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá." (2 Cr 1.12). Amados, aprendamos com esses exemplos que a prioridade de Deus não é nos trazer riquezas, mas é a salvação da humanidade, e que a riqueza é acrescentada segundo a vontade de Deus, de acordo com a nossa vida de obediência e temor a Deus. Outro ponto que nos chama a atenção no versículo acima, são as palavras do Senhor "e te darei riquezas", nessa palavra Deus deixou bem claro que Ele tem poder para dar riqueza a quem Ele quiser, a riqueza está a sua disposição para cumprir a sua vontade. Ora, se o nosso Deus manda na riqueza e ela obedece, podemos descansar o nosso coração no Senhor, devemos continuar servindo a Deus cientes de que o melhor está com Ele, tanto Espiritual quanto material.

Analisemos agora a parte final do versículo acima mencionado, que diz; "quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá", é a prova incontestável de que Deus tem o controle absoluto sobre a riqueza, pois mesmo depois de Salomão não haveria rei algum semelhante a ele, que pudesse reunir tanta sabedoria e conhecimento, riqueza, bens e honra. Amados, Deus fez a riqueza chegar aos pés de Salomão, vinha de outras nações, de outros reis, de homens poderosos, de todos os lados, o melhor da terra foi dado a Salomão. Observe os versículos a seguir; "Porque, indo os navios do rei com os servos de Hirão, a Társis, voltavam os navios de Társis, uma vez em três anos, e traziam ouro e prata, marfim, bugios e pavões." (2 Cr 9.21), "Afora o que os negociantes e mercadores traziam; também todos os reis da Arábia, e os governadores da mesma terra traziam a Salomão ouro e prata." (2 Cr 9.14). O reinado de Salomão foi tão rico, que a prata perdeu o seu valor, "Também todas as taças do rei Salomão eram de ouro, e todos os vasos da casa do bosque do Líbano, de ouro puro; a prata reputava-se por nada nos dias de Salomão." (2 Cr 9.20).

Mas, como eu já disse, porque estamos estudando, por exemplo, a vida de Salomão? Para aprendermos com o seu comportamente diante de Deus. A primeira preocupação de Salomão foi a de agradar a Deus oferecendo holocaustos contínuos. A segunda preocupação foi em governar o povo de Deus com sabedoria. A riqueza material veio como um "bônus", Salomão não havia pedido bens materiais para Deus. Amados, sigamos o exemplo de Salomão, procuremos agradar a Deus oferecendo-Lhe o melhor que temos, preocupemo-nos com o povo de Deus e trabalhemos para oferecer o melhor para os filhos de Deus, e se o Senhor quiser acrescentar riquezas materiais à nossa vida, com certeza Ele tem poder para isso fazer. Porém, não devemos nos esquecer de que o Senhor já disponibilizou para a sua Igreja, bênçãos muito maiores do que as riquezas terrena. Nos tópicos seguintes desta lição estaremos estudando quais são essas riquezas maiores.

Amado professor, não disponho de tempo suficiente para fazer comentários sobre cada tópico da lição, por isso estou comentando apenas um subtítulo desta lição. Tenha uma excelente aula!
Um grande abraço!
Pb. Ismael Pereira de Oliveira
Ismael
Ismael
Ismael

Mensagens : 83
Reputação : 48
Data de inscrição : 24/06/2011
Idade : 45
Localização : Palmas - Tocantins

Ir para o topo Ir para baixo

LIÇÃO 05 - AS BÊNÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE À IGREJA Empty Re: LIÇÃO 05 - AS BÊNÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE À IGREJA

Mensagem por Ismael Dom Jan 22, 2012 11:44 am

Segue abaixo o comentário da professora Sofia

AS BÊNÇÃOS AS BÊNÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE A IGREJA
por SOFIA P Hoje à(s) 2:37 pm

AS Bênçãos nos acompanharão se obedecermos a palavra de Deus . O "segredo ",para ter uma vida próspera em todos os âmbitos é a obediencia . Israel foi abençoado enquanto foi obediente . A igreja será abençoada e próspera quando for obediente . As bênçãos de Deus estão disponíveis para a igreja como sempre esteve para Israel , depende , da igreja decidir tomar posse através de uma plena comunhão em Cristo , com o pai Celestial . Deus deixou Israel livre para escolher entre a bênção e a maldição e hoje faz o mesmo deixa a igreja livre para escolher entre a bênção e a maldição . Naturalmente, que nem todas as bênçãos prometidas a Israel podem ser aplicadas a nós atualmente , pois eram destinadas exclusivamente ao povo hebreu . Todas as promessas divinas feitas na Antiga aliança teve seu cumprimento na nova aliança . As bênçãos para a igreja são eternas , fazem referência a justificaçao, ao dom do espirito santo , á herança espiritual de filho de Deus , á vida eterna e a verdadeira liberdade que só encontramos em Cristo . Rico ou pobre , o importante é colocarmos nossas vidas em prol da propagação do evangelho de Cristo . Imitemos a igreja apóstologica é tempo de alcançarmos o mundo , antes que o mundo alcançe a igreja .
Ismael
Ismael
Ismael

Mensagens : 83
Reputação : 48
Data de inscrição : 24/06/2011
Idade : 45
Localização : Palmas - Tocantins

Ir para o topo Ir para baixo

LIÇÃO 05 - AS BÊNÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE À IGREJA Empty LIÇÃO 05 - AS BÊNÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE À IGREJA

Mensagem por Ismael Qui Dez 22, 2011 2:16 pm

A Paz do Senhor a todos!

Sejam bem-vindos a mais um fórum do site www.escola-dominical.com
Deixe uma mensagem relacionada ao tema desta lição, compartilhe seus conhecimentos e experiências com outros professores da EBD.

Seu comentário (subsídio) pode ser publicado no site www.escola-dominical.com

Tenha uma excelente aula!

Um grande abraço!

Pb. Ismael Pereira de Oliveira
Ismael
Ismael
Ismael

Mensagens : 83
Reputação : 48
Data de inscrição : 24/06/2011
Idade : 45
Localização : Palmas - Tocantins

Ir para o topo Ir para baixo

LIÇÃO 05 - AS BÊNÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE À IGREJA Empty Re: LIÇÃO 05 - AS BÊNÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE À IGREJA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos