Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» LIÇÃO 10 - O GOVERNO DO ANTICRISTO
Ter Maio 29, 2012 5:14 am por Ismael

» LIÇÃO 05 - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO
Qua Abr 25, 2012 9:49 pm por Ismael

» LIÇÃO 04 - ESMIRNA, A IGREJA CONFESSANTE E MÁRTIR
Seg Abr 16, 2012 10:41 am por Ismael

» LIÇÃO 03 - ÉFESO, A IGREJA DO AMOR ESQUECIDO
Qua Abr 11, 2012 7:24 am por Ismael

» LIÇÃO 02 - A VISÃO DO CRISTO GLORIFICADO
Seg Abr 02, 2012 10:11 pm por Ismael

» LIÇÃO 13 - A FORMOSA JERUSALÉM
Ter Mar 27, 2012 8:00 am por Ismael

» LIÇÃO 12 - O JUÍZO FINAL
Ter Mar 27, 2012 7:59 am por Ismael

» LIÇÃO 11 - O EVANGELHO DO REINO NO IMPÉRIO DO MAL
Ter Mar 27, 2012 7:58 am por Ismael

» LIÇÃO 09 - LAODICEIA, UMA IGREJA MORNA
Ter Mar 27, 2012 7:55 am por Ismael

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Parceiros
Fórum grátis

LIÇÃO 11 - A INFLUÊNCIA CULTURAL DA IGREJA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

LIÇÃO 11 - A INFLUÊNCIA CULTURAL DA IGREJA

Mensagem por Ismael em Seg Set 05, 2011 12:42 pm

Está aberto o Fórum referente à lição 11 - "A influência cultural da Igreja."
Sejam todos bem-vindos!

Tenham todos uma excelente semana!

Um grande abraço fraternal!
Pb. Ismael Pereira de Oliveira

www.escola-dominical.com
Ismael
Ismael

Reputação : 48

Ver perfil do usuário

Dúvidas

Mensagem por Adalbert em Sex Set 09, 2011 10:41 am

Gostaria que alguém me ajudasse, pois eu pesquisei no site do wikipedia para conhecer o que é cultura, e uma das definições é; "cultura é o conjunto de manifestações humanas". Agora quero saber como adaptar essa definição com a religião, com a igreja. Segundo a definição de cultura eu não posso misturar Bíblia com cultura, pois cultura seria uma manifestação humana e não divina. Então o que seria a cultura da Igreja? Se alguém souber, me ajude. Obrigado! Fiquem todos na Paz de Cristo.

Adalbert
Convidado

Resposta

Mensagem por Roosevel em Sex Set 09, 2011 11:34 am

Adalberto, o conjunto dos livros bíblicos foi escrito por homens, inspirada por Deus - apesar de grande parte das denominações cristãs discordarem desta tese - e para os homens. A Bíblia não foi escrita para ser utilizada no céu ou no inferno e sim na terra. Toda cultura tem origem humana, e quando se fala em cultura cristã, estamos falando das virtudes, valores, tradição, moral e ética oriundas da boa interpretação bíblica. Cultura cristã deveria ser atemporal e não espacial. No entanto, por desconhecermos o "amor", criamos uma infinitude de cultura cristã (é o que chamo de pode, não pode, é proibido, faça, obedeça-me, vote em quem indico, etc, etc...). Então, qual a verdadeira influencia cultural da igreja: propagar o amor (conceito de amor segundo o meu entendimento "fazer o bem indistintamente, sem ter a menor possibilidade de retorno". Acredito, ainda, que a Bíblia pode ser misturada com qualquer tipo de cultura, pecado e infâmia, pois o objetivo dela é levar luz às trevas, amor onde há ódio, alimento onde há fome, santidade onde há impureza. Devemos utilizar a bíblia em tempo e fora de tempo.

Abraços.

Roosevel
Convidado

Re: LIÇÃO 11 - A INFLUÊNCIA CULTURAL DA IGREJA

Mensagem por Ismael em Sab Set 10, 2011 7:51 am

Agradeço as participações do Adalbert e Roosevel. Acredito que os nomes dos participantes estão cortados porque o espaço para o nome do visitante é bem limitado, sugiro que todos façam o cadastro no fórum para que o seu nome possa aparecer sem cortes.
Irmão Adalbert, achei sua pergunta muito interessante, isso mostra sua dedicação e aplicação ao estudo e à pesquisa. Parabéns! Continue sempre assim.
Parabéns irmão Roosevel pela resposta! Compartilho do mesmo raciocínio. Este fórum precisa de pessoas que gostem de compartilhar conhecimentos, experiências, dúvidas etc. É sempre uma grande satisfação vê-los por aqui.
Como já disse muito bem o irmão Roosevel, a cultura da Igreja são as ações dos membros dessa igreja. Se a conduta de cada cristão for diferente da sociedade como um todo, acaba criando uma nova cultura ou uma cultura diferente. Porém, a conduta humana desse grupo - chamado igreja - é diferente porque procura conduzir cada passo (ações) de acordo com os valores éticos e morais da Bíblia Sagrada. A base orientadora da conduta cristã é "Amar o próximo como a ti mesmo", se assim o fizermos, não haverá desonestidade, falsidade, corrupção, enganos, mentiras e muitas outras "armas" de destruição humana.
Além dessas condutas de relação do homem com o próximo, também temos uma conduta de relação homem com a natureza. Nós recebemos de Deus a responsabilidade para cuidar da terra e não de destruir a terra, como estamos vendo acontecer dia após dia, a destruição da fauna e da flora, nós devemos agir contra essas destruições, ou estaremos negligenciando a nossa missão de cuidar da terra.
Até o nosso relacionamento com Deus nos leva a ter uma conduta diferente do contexto geral, pois o fato de irmos para a Igreja regularmente é uma conduta que pertence a um determinado grupo, ou seja, aos membros da Igreja. Este ato também faz parte da cultura da Igreja.
Essas três formas de relacionamento fazem parte da cultura da Igreja, ou seja, todas elas são ações humanas, que sendo comum a determinado grupo chamamos de "cultura".
Poderíamos apontar aqui várias condutas humanas praticadas pelos membros (homens) da Igreja, e diríamos "essas são as condutas humanas da Igreja", e você me diria "mas essas condutas divergem um pouco ou muito da realidade que conheço". Por isso mesmo estamos estudando essa lição, com a finalidade de adequar a conduta real com a conduta ideal da Igreja. Quando nos referimos aqui à "Igreja", estamos falando da Igreja universal, ou seja, a conduta estudada nesta lição serve para a Igreja em qualquer lugar do mundo, esse tipo de comportamento deve ser comum a todos tanto hoje como daqui a 200, 300, 500 anos depois, pois os valores da Palavra de Deus não mudarão, serão os mesmos que foram a 500, 1000, 2000 anos atrás.
Sempre defendo a ideia de que ir para Escola Dominical para estudar uma lição sem fazer uma reflexão e se preciso, fazer alguns ajuste e mudanças para nos enquadrarmos na Palavra de Deus, estamos perdendo o nosso tempo. Esta lição pode gerar um ajuste de conduta muito grande dentro das nossas igrejas, nos aproximará mais de Deus e dos homens.
Ismael
Ismael

Reputação : 48

Ver perfil do usuário

Obrigado

Mensagem por Adalbert em Sab Set 10, 2011 4:26 pm

Obrigado!
Eu não compreendia muito bem o que era essa cultura da igreja, agora já entendo melhor quando leio a lição de amanhã. Deus abençoe o irmão Ismael q mantem esse forum, parabens. esse forum vai ajudar muita gente. Deus abençoe o irmão Rosevel por me ajudar com o seu comentário. muito obrigado a todos.

Adalbert
Convidado

Re: LIÇÃO 11 - A INFLUÊNCIA CULTURAL DA IGREJA

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: