ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» LIÇÃO 10 - O GOVERNO DO ANTICRISTO
LIÇÃO 05 - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO EmptyTer maio 29, 2012 5:14 am por Ismael

» LIÇÃO 05 - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO
LIÇÃO 05 - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO EmptyQua Abr 25, 2012 9:49 pm por Ismael

» LIÇÃO 04 - ESMIRNA, A IGREJA CONFESSANTE E MÁRTIR
LIÇÃO 05 - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO EmptySeg Abr 16, 2012 10:41 am por Ismael

» LIÇÃO 03 - ÉFESO, A IGREJA DO AMOR ESQUECIDO
LIÇÃO 05 - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO EmptyQua Abr 11, 2012 7:24 am por Ismael

» LIÇÃO 02 - A VISÃO DO CRISTO GLORIFICADO
LIÇÃO 05 - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO EmptySeg Abr 02, 2012 10:11 pm por Ismael

» LIÇÃO 13 - A FORMOSA JERUSALÉM
LIÇÃO 05 - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO EmptyTer Mar 27, 2012 8:00 am por Ismael

» LIÇÃO 12 - O JUÍZO FINAL
LIÇÃO 05 - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO EmptyTer Mar 27, 2012 7:59 am por Ismael

» LIÇÃO 11 - O EVANGELHO DO REINO NO IMPÉRIO DO MAL
LIÇÃO 05 - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO EmptyTer Mar 27, 2012 7:58 am por Ismael

» LIÇÃO 09 - LAODICEIA, UMA IGREJA MORNA
LIÇÃO 05 - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO EmptyTer Mar 27, 2012 7:55 am por Ismael

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Parceiros
Fórum grátis

LIÇÃO 05 - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO

Ir para baixo

LIÇÃO 05 - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO Empty Re: LIÇÃO 05 - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO

Mensagem por Ismael Qua Abr 25, 2012 9:49 pm

[size=18]INTRODUÇÃO:

laos= …o povo peculiar (de Israel ou Cristãos); gente, multidão;…do Século IV em diante, às vezes se refere ao leigo (conforme o grego moderno “laikos”= leigo, no sentido de povo comum)

1. A ORIGEM DA DOUTRINA DOS NICOLAÍTAS

Eles estavam, no final do séc. I, infiltrados nas igrejas de Cristo como podemos ver no texto base. Evidentemente, este desejo de EXERCER PODER SOBRE O POVO, disseminou entre muitos homens de liderança nas igrejas, movidos pelo instinto carnal de DOMÍNIO, pela soberba e pela torpe ganância de posição e riquezas. Especialmente entre os pastores das grandes igrejas, nos grandes centros, com congregações numerosas, tornava-se uma tentação estabelecer uma ostentação de poder sobre o rebanho e outros pastores de rebanhos menores. Eis o porque de estabelecer-se o “centro da igreja” e o “trono do Papa”, como o maioral e chefe máximo do Catolicismo em Roma. Sendo ela a capital e maior centro urbano de sua época, Roma permitia a que seus pastores nutrissem uma imagem de mais poderosos e importantes que os demais.

2. O PROBLEMA HOJE (Nicolaismo x Cristianismo):

Erros como o de se pensar que só os Pastores podem realizar Batismo ou ministrar a Ceia, efetivamente não tem base bíblica e provém do pensamento nicolaíta de que estes são uma categoria com poderes especiais. Se uma Igreja tem Pastor local, é evidente que, sendo este seu LÍDER espiritual deverá exercer tais funções mas, caso a Igreja não o tenha, deve entender que a autoridade para estes serviços foi dada à Igreja e Ela pode escolher um irmão local que tenha boas condições espirituais e esteja assim apto a liderar a Igreja em tão solenes atos. É claro que ,se assim entender, a Igreja poderá também convidar o Pastor de uma Igreja irmã para lhe prestar estes serviços, embora não o seja absolutamente necessário. Jesus concedeu à Igreja esta autoridade e não ao pastor. Ele o faz, como servo (que é o verdadeiro significado da palavra MINISTRO) da Igreja.

Todo Ministro de Deus deve ser respeitado por causa da sua função como líder e condutor espiritual da Igreja e como um irmão que seja um bom exemplo ao rebanho (Hebreus 13.7 e 17). Mas isto não o faz “dono da igreja” e todo pastor tem que tomar o cuidado de ser zeloso sem, no entanto, exercer domínio por força sobre o rebanho (I Pedro 5.1-4). Na Bíblia Vida Nova encontramos um bom estudo a respeito, no item 2.085 – “Características dos verdadeiros ministros” do que destacaríamos: Humildade, abnegação, gentileza, dedicação e afeto para com o rebanho. A atitude de poder sobre a Igreja é Diabólica e Maligna e, portanto, precisa ser totalmente rechaçada.
Sendo assim, nosso papel como Ministros de Deus, seja Missionário, Evangelista, Professor (mestre), Pregador, Diácono ou Pastor, é o de SERVIR e não permitir que a síndrome de Lúcifer se aposse de nós, fazendo com que presumamos de nós, mais do que realmente somos. Liderança é necessária para que haja organização, ordem, decência e, principalmente edificação, seja na Igreja ou em encontros de várias igrejas, jovens, e mesmo de pastores e obreiros. Mas nunca deve haver o pensamento de buscar o primado ou a superioridade entre os demais ( Lucas 22.26). Isto estraga a comunhão, prejudica o aprendizado e a edificação dos participantes. Não sejamos como Diótrefes, um exemplo bíblico de nicolaíta
que, buscando o primado, tantos males causou (III João 9-10).
Ismael
Ismael
Ismael

Mensagens : 83
Reputação : 48
Data de inscrição : 24/06/2011
Idade : 45
Localização : Palmas - Tocantins

Ir para o topo Ir para baixo

LIÇÃO 05 - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO Empty Re: LIÇÃO 05 - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO

Mensagem por Ismael Qua Abr 25, 2012 9:35 pm


A Biblioteca de Pérgamo

A biblioteca de Pérgamo foi uma das mais célebres da Antiguidade, competindo em importância com a de Alexandría. Da mesma forma que outras dinastias do período helenístico, os reis de Pérgamo foram grandes protectores da cultura e da arte.

Grandes colecionadores de arte, brilharam especialmente pelo seu carácter bibliófilo, rivalizando com os Ptolomeus no Egipto. A sua grande ambição foi transformar a sua capital, Pérgamo, numa cidade como Atenas na época de Péricles.

Ali se estabeleceu uma escola de estudos gramaticais, como tinha sucedido em Alexandria, mas com uma corrente diferente. Enquanto que em Alexandria se especializaram em edições de textos literários e crítica gramatical, em Pérgamo inclinaram-se mais para a filosofia, sobretudo a filosofia estóica, em busca da lógica em vez de fazerem análise filológica.

Os volumes de Pérgamo eram copiados num material chamado pergaminho, inventado e ensaiado precisamente nesta cidade.

Os historiadores asseguram que a escolha do pergaminho foi completamente voluntária e tal ficou a dever-se ao facto de este ser um material mais fácil
de guardar e de maior durabilidade.


No ano 47 A.C. ocorreu o incêndio de Alexandria e de parte da sua biblioteca, por causa dos confrontos entre o exército egípcio e de Júlio César.


Paradoxalmente, a biblioteca de Pérgamo acabou por ser absorvida pelo seu maior rival.

A Biblioteca de Pérgamo foi fundada por Atalo I (241-197 a.C.), rei de da cidade de Pérgamo (no Noroeste da actual Turquia), como resposta ao enorme sucesso da Biblioteca de Alexandria.

A rivalidade entre as duas leva o Egipto a cortar-lhe o fornecimento de Papiro.

Tal obrigou à procura de alternativas, sendo apreciadas as peles de animais, que até eram mais resistentes e duráveis. Mas estas eram um recurso caro e escasso, o que levou ao desenvolvimento de tecnologia para a sua optimização e reutilização, dando origem a um novo suporte, o pergamene, ou pergaminho.

Em 30 a. C., Marco Aurélio ofereceu o espólio da biblioteca de Pérgamo a Cleópatra do Egipto, contribuindo para enriquecer ainda mais a sua rival.


Fontes consultadas
http://lerparacrer.wordpress.com/2008/09/10/bibliotecas-famosas-biblioteca-de-pergamo/
http://doc.jurispro.net/articles.php?lng=pt&pg=9501
ACESSADO EM 24/04/2012.
Ismael
Ismael
Ismael

Mensagens : 83
Reputação : 48
Data de inscrição : 24/06/2011
Idade : 45
Localização : Palmas - Tocantins

Ir para o topo Ir para baixo

LIÇÃO 05 - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO Empty LIÇÃO 05 - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO

Mensagem por Ismael Ter Mar 27, 2012 7:51 am

A Paz do Senhor amados,
Neste 2° trimestre, estamos estudando a Revista Lições Bíblicas (CPAD) com o seguinte tema "As sete cartas do Apocalipse, a mensagem final de Cristo à Igreja", e o comentarista desta lição é o Pr. Claudionor de Andrade.
O fórum é um espaço criado pelo site www.escola-dominical.com para que o integrante da Escola Bíblica Dominical possa interagir, fazer perguntas, contar suas experiências, seus testemunhos, elaborar e compartilhar subsídios referentes à cada lição do trimestre. A publicação neste fórum é livre, seja de pessoas cadastradas como membros do fórum ou não. A vantagem de estar cadastrado como membro; espaço maior para publicar o seu nome, sua foto, vídeos, anexos etc. Dependendo da relevância do seu comentário, poderá até ser publicado no site www.escola-dominical.com.
Seja bem-vindo a este fórum e participe!
Um grande abraço!
Pb. Ismael pereira de Oliveira
Ismael
Ismael
Ismael

Mensagens : 83
Reputação : 48
Data de inscrição : 24/06/2011
Idade : 45
Localização : Palmas - Tocantins

Ir para o topo Ir para baixo

LIÇÃO 05 - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO Empty Re: LIÇÃO 05 - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos